Prepare o churrasco perfeito com as dicas a seguir!

Prepare o churrasco perfeito com as dicas a seguir!

Não tem nada melhor do que um delicioso churrasco aos finais de semana! Faça chuva ou faça sol, ele é a opção certa para curtir um momento de descanso com família, amigos e vizinhos. Pensando nisso, trouxemos as melhores dicas para você realizar um churrasco perfeito.

 

1. Comece com o planejamento

Pode parecer dispensável, mas um bom planejamento assegura que os convidados sintam-se acolhidos e que haja comida o suficiente para todos se servirem à vontade.

Portanto, pense na quantidade de pessoas que sua família vai receber. Em geral, indica-se 400 gramas de carne para cada um. Então, liste todas as carnes que não podem faltar no churrasco, além de temperos e outros alimentos.

Assim, você garante uma experiência ainda mais intensa e deliciosa a todos.

 

2. Guarde bem as carnes

Após as compras, guarde as carnes no congelador, caso não vá usá-las no dia seguinte. Um dia antes do churrasco, o ideal é deixar as peças descongelarem ou alcançarem a temperatura ambiente, antes de colocá-las na churrasqueira.

Outra ótima dica é manter a carne de molho nos temperos de sua preferência por algumas horas antes do churrasco. Se preferir, você também pode pincelar a carne vez ou outra na grelha. Essas técnicas são ótimas para deixar as peças com sabores diferentes do habitual.

 

3. Fique de olho no carvão

Para preparar o melhor churrasco é preciso paciência. O carvão precisa de, no mínimo, uma hora de contato com o fogo antes de grelhar as carnes. Ao notar que ele está branco ou cinza claro, significa que chegou o momento de inciar as preparações. 

 

4. Escolha os temperos certos

Embora o sal grosso seja um dos ingredientes mais clássicos na hora de temperar carnes, é possível ir além e criar combinações fora do óbvio! Alguns temperos fazem toda a diferença no preparo, por isso você pode incluir na sua lista:

  • Tomilho
  • Alecrim
  • Pimenta-do-reino
  • Sal de aipo
  • Alho seco

Manteiga e azeite de oliva também complementam sabores. Além disso, você pode criar receitas próprias, ao misturar diferentes temperos. Há diversas opções disponíveis na internet!

 

5. Não se esqueça dos acompanhamentos

Os acompanhamentos completam o churrasco. Como as carnes são mais gordurosas por si só, o ideal é dar preferência a itens leves, como farinha, arroz, farofa, pães, batatas, saladas de maionese ou de folhas.

 

Dica extra: técnica para grelhar carnes

Com as carnes devidamente temperadas e prontas, chegou a hora de colocá-las na grelha! De cinco a 15 minutos, mantenha todas as peças mais próximas à brasa do carvão. Isso ajuda a selar toda a superfície, sem ressecar a parte interior.

Mas, se a carne é grossa ou você prefere o ponto bem passado, mantenha as peças longe do fogo, a 40 cm ou 60 cm de distância do fogo. Essa é uma maneira de deixar a carne homogênea por dentro e por fora.

Outra dica é colocar as peças longe uma das outras, para nenhuma influenciar o sabor da outra. Quando precisar virar, use uma espátula ou pegador para preservar o suco interno.

Por fim, ao tirar a carne da grelha, deixe ela descansar por alguns minutos antes de cortar. Essa é mais uma maneira de selar o suco e evitar o ressecamento da peça.

 

Churrasco para vegetarianos

Frutas, legumes e queijos não podem faltar no seu churrasco. Eles são ideais para vegetarianos e veganos, mas também podem ser consumidos por todos! Assim, o seu churrasco fica completo!

Frutas, como abacaxi, melancia e manga ficam ótimos grelhados. Abobrinha, pimentão e berinjela são alguns dos melhores legumes para a ocasião, sobretudo quando feitos com azeite de oliva e sal.

Para os amantes de queijo, o queijo coalho não pode faltar. Você pode colocá-lo diretamente na grelha ou temperar com alho e azeite. Experimente e se surpreenda!