Você sabe cuidar da sua casa durante o verão?
Com a chegada do verão, muitas pessoas aproveitam para viajar ou ficar mais tempo ao ar livre. No entanto, isso não quer dizer que você deva deixar de lado os cuidados com a sua residência durante esse período.
Afinal, altas temperaturas e a maior frequência de chuva tornam as casas um ambiente perfeito para o surgimento de problemas como mofo e ácaros, que podem prejudicar não só a estrutura e móveis do local como também a saúde dos moradores.
Sabia que eles podem causar problemas respiratórios e alergias?
Para te ajudar a manter seu lar bem conservado, listamos os principais cuidados para o seu verão ser uma época de diversão e relaxamento.
Combate aos insetos
Por conta do calor, é comum deixar as janelas e portar abertas para a melhor circulação de ar. Mas, dependendo do horário, insetos podem invadir sua casa com facilidade.
Além disso, devido às altas temperaturas e umidade, a proliferação desses animais aumenta.
Por isso, investir em telas de proteção e aerossóis, fechar as janelas e portas no fim da tarde ajudam a reduzir a entrada desses pequenos invasores na sua residência.
Evite manter um ambiente favorável a proliferação de insetos. Limpe calhas e locais que acumulam água para evitar o surgimento de mosquitos. Não se esqueça de tampar bem latas de lixo para evitar o aparecimento de baratas e roedores!
Coloque lençóis de cama, travesseiros e ursos de pelúcia para tomar ar para evitar ácaros dentro de casa.
Dê atenção aos móveis da casa
Móveis como guarda-roupa e armários de cozinha são ambientes perfeitos para o aumento de fungos que causam o mofo – já que são espaços úmidos e escuros.
Por esse motivo, é importante manter a limpeza de móveis no verão para evitar problemas do tipo.
Use produtos de limpeza próprios para isso e se possível, mantenha portas e gavetas dos móveis abertos para arejar esses espaços. Também é possível utilizar produtos de limpeza específicos para mobílias.
Caso perceba que os móveis estão em locais com muita umidade, prefira trocá-los de lugar para ambientes mais secos. Essa é uma maneira de evitar deteriorações.
Cuidado com as plantas
Nem todas as plantas conseguem se adaptar bem às altas temperaturas do verão e, sem cuidado constante, isso pode prejudicá-las a longo prazo.
Então, para manter suas folhagens e flores sempre exuberantes, regue suas plantinhas mais vezes durante o dia, com atenção redobrada a quantidade ideal para cada espécie.
Uma dica é colocar o dedo na terra e verificar se ela está úmida ou seca. Se o solo ainda estiver molhado, não será necessário aguá-las. Caso contrário, é hora de regar!
Além disso, observe a sensibilidade de cada planta e opte por molhar em horários com menos incidência de sol.
Prefira deixar os vasos com plantas posicionados em locais com sombra, principalmente nos dias mais quentes.
Não se esqueça da poda. Caso perceba que as folhagens ou ramos estão amarelados, use uma tesoura de poda para removê-los.
Tenha atenção também nos insetos que podem surgir e atacar as suas plantas. Fique sempre atento à saúde das plantinhas e observe se há algo no vaso ou na terra. Se necessário, use inseticida para evitar pragas.
Retire tapetes e cortinas pesados
Além de manter os ambientes mais quentes, tapetes e cortinas pesados são ideais para a proliferação de ácaros e acúmulo de poeira.
Por esse motivo, a melhor opção é higienizar e embalar cada peça corretamente para serem usados em outros momentos.
Caso não seja possível retirar os tapetes, outra opção é aspirar a superfície de cada um, para combater ácaros.
Também evite manter tapetes felpudos em cômodos como quartos e salas que não tenham muita circulação de ar.
Gostou das dicas? Com esses cuidados, sua casa vai estar preparada para o verão e você poderá aproveitar a estação com muito mais tranquilidade!