Café especial: conheça esse tipo de café para começar seus dias com vigor
Não tem nada melhor do que começar o dia com uma xícara quente de café. Uma das bebidas favoritas dos brasileiros (e a segunda mais consumida em todo o mundo) faz parte da história do país e da nossa rotina. Para muita gente, começar o dia sem ele não dá nada certo!
Tanto que, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o consumo da bebida em 2021 teve um crescimento de 1,7%. Ao todo, foram consumidas 21,5 milhões de sacas de 60 kg no último ano. Para se ter uma noção, 835 xícaras são consumidas por pessoa ao ano – uma média de duas xícaras ao dia.
Durante a pandemia, o consumo do café também aumentou em todo o mundo. O isolamento fez com que muitas pessoas tomassem a bebida mais vezes durante o dia a dia. Além disso, apreciadores aprenderam novas e diferentes formas de reproduzir experiências com cafés especiais – um hábito que especialistas consideram que veio para ficar.
Sabia que existem diferentes tipos de café?
De acordo com o Programa de Qualidade do Café, da Abic, existem três principais tipos de café: o tradicional, o superior e o gourmet, ou especial.
O café tradicional é aquele encontrado nos supermercados. Ele é o mais simples e “pior” em comparação aos outros dois, pois, durante todo o processo, não há preocupação em extrair o que há de melhor no grão.
O café especial ou gourmet, por sua vez, são os mais indicados aos apaixonados pela bebida, por sua qualidade ser superior. Os tipos gourmet têm sabor e aromas suaves, devido à seleção dos grãos e a torra controlada.
Para ser considerado especial de fato, esse tipo de café deve ser produzido com 100% dos grãos da espécie Arábica (café natural da Arábia ou Etiópia) e alcançar a pontuação de, no mínimo, 80 pontos na análise sensorial da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).
O café especial ganha cada vez mais destaque, já que todo o processo (desde o plantio até a separação) foca em extrair o melhor potencial dos grãos. Tanto que o sabor, acidez e aroma são percebidos de maneira intensa, diferentemente do café tradicional. Alguns sabores podem ser frutados, herbais ou doces, por exemplo. São diversas opções para você experimentar e definir o seu favorito!
Na hora de preparar o café da manhã em casa, dê preferência aos cafés gourmet. Você vai ver que, logo nas primeiras horas do dia, toda a experiência gastronômica será muito mais gostosa e saborosa, ao lado de familiares e amigos. O aroma vai preencher toda a casa e conquistar todos, inclusive os seus vizinhos!
Mas, como escolher o café especial certo?
Verifique a procedência do café na embalagem. Descubra qual a sua origem e se a região é realmente reconhecida pela sua qualidade.
No Brasil, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo são os três principais produtores de grãos do país. Minas e São Paulo focam na produção do Arábica, enquanto o Espírito Santo é o principal produtor do Conilon – sabor proveniente da África Ocidental e sudoeste da Ásia.
Você também pode procurar o selo da Abic nas embalagens ou no site da marca. Embora não seja obrigatório, essa é uma ótima maneira de assegurar que o café escolhido seja especial.
Além disso, antes de comprar o produto, não se esqueça de verificar o dia da torra e a tonalidade dos grãos. Quanto mais recente e claro, maiores as chances de terem a melhor qualidade.