Lagartixas: mais simpáticas e protetoras do que você imagina!

Lagartixas: mais simpáticas e protetoras do que você imagina!

Muita gente se assusta ao encontrar uma lagartixa em casa. Sua aparência não convencional a dos pets domésticos deixa várias pessoas com medo, o que faz com que muitos expulsem o bichinho de casa.

No entanto, não podemos julgar a lagartixa apenas por sua feição. Esse pequeno lagarto faz toda a diferença em casa, pois ajuda você e toda a sua família a terem um lar seguro e protegido, sabia?

As lagartixas são animais inofensivos aos seres humanos. Elas não afetam nossa saúde, não mordem, não atacam, nem têm veneno. Tanto que, ao encontrar uma andando pelas paredes ou teto, pode ter certeza que ela vai ficar tão assustada quanto você.

Na verdade, o único objetivo desse réptil é encontrar comida para sobreviver. E, é dentro das nossas casas que esses animais encontram suas comidas favoritas.

Ali, elas se alimentam de insetos, como moscas, mariposas pequenas, traças, aranhas, pequenos escorpiões, mosquitos e as tão temidas baratas. O melhor é que as lagartixas também comem mosquitos transmissores de doenças que colocam nossa vida em risco, como a dengue. E, pensando que o Brasil vive um surto com a proliferação do Aedes aegypti, essa é uma maneira natural de manter toda a família a salvo.

 

Nada de picadas de mosquitos durante a noite!

Elas enxergam muito bem durante a noite, já que seus olhos são 350 vezes mais sensíveis à luz que os olhos humanos. Isso faz com que as lagartixas cacem centenas de pequenas moscas e mosquitos durante o período. Elas são tão rápidas, que conseguem capturar os insetos em pleno voo. Dá para acreditar?

O melhor é que elas têm cerdas microscópicas que grudam nos tetos e paredes com muita praticidade, o que faz com que alcancem todos aqueles cantinhos onde insetos e outras pragas domésticas tendem a se esconder.

 

Fugitivas rápidas e espertas

Quando se sentem ameaçadas, esses répteis têm o poder de deixar o rabo cair, para se proteger e fugir dos predadores. Ao se desprender do corpo, o rabo continua se mexendo durante um período, enquanto ela se esconde. 

Então, a regeneração da cauda dura, em torno, de três semanas. O legal mais é que as novas caudas do bichinho sempre são diferentes das originais!

Gostou? À vista de tantas curiosidades, fica claro que ter uma lagartixa em casa é só benefícios! Com elas em casa, você pode dispensar o uso de venenos, inseticidas ou empresas de dedetização.

 

Atenção tutores de gatos

Se você tem animais de estimação em casa, o ideal é evitar a presença de lagartixas. Apesar de não ser prejudicial aos seres humanos, algumas podem carregar o parasita platinosoma, responsável pela platinosomose, doença que afeta o funcionamento do fígado dos gatos.

Principalmente em se tratando dos felinos, é preciso cuidado. Isso porque esses animais têm o hábito de perseguir lagartixas em casa e, ao ingerir qualquer parte do réptil, eles podem contrair o parasita.

De todo modo, diante de tantos surtos de doenças e avanço da dengue no país, ter lagartixas em casa é um sinal de respeito à natureza e de proteção à saúde da sua família e vizinhos. Aqui no condomínio San Conrado, elas são sempre muito bem-vindas!