Como escolher a melhor ração para cachorro?

Como escolher a melhor ração para cachorro?

A alimentação é parte fundamental na vida dos nossos animais de estimação. Ela é responsável por garantir uma boa saúde, qualidade de vida e longevidade aos pets. Contudo, é comum que tutores tenham dúvidas sobre quais alimentos escolher. Afinal, pet-shops e mercados estão repletos com os mais variados tipos de rações. São tantas opções que tutores podem ficar perdidos!

Pensando nisso, reunimos os três principais tipos e dicas sobre o que avaliar para fazer a melhor compra para o seu melhor amigo.

O que considerar ao escolher a ração certa?

Mesmo com tantas opções de rações, saiba que escolher a melhor para cães e gatos não é tão difícil quanto se imagina. Os principais fatores de análise são:

 

Ingredientes

Fique atento a composição da ração, quais ingredientes estão presentes e em maior quantidade. A fonte proteica deve ter origem animal, como carne de frango, peru, ovelha ou salmão; fontes de gorduras nobres e naturais, e fruto oligo sacarídeos, ingrediente que melhora a digestibilidade e beneficia o desenvolvimento de bactérias boas no intestino.

 

Corantes e aromatizantes

Rações com corantes, aromatizantes ou qualquer ingrediente industrializado devem ser descartadas. Isso porque, além de camuflar o sabor da comida, esses itens podem causar reações alérgicas nos pets.

 

Idade do animal

Existem rações específicas para filhotes, adultos, idosos, animais castrados ou com condições especiais. Cada uma delas possui ingredientes balanceados, pensados de acordo com a fase da vida do pet. Cachorros precisam de determinados nutrientes em maior ou menor quantidade, de acordo com a idade. Filhotes, por exemplo, precisam de rações ricas em aminoácidos, para auxiliar o funcionamento do sistema imunológico. Cães idosos, por sua vez, precisam de alimentos ricos em cálcio, para fortalecer os ossos.

 

Porte do pet x tamanho do grão

Avaliar o porte do seu bichinho de estimação também é importante. Essa característica está relacionada ao tamanho do grão: quanto maior seu bichinho, maior o tamanho do alimento. Dessa forma, evitam-se engasgamentos, por exemplo.

Por fim, não se esqueça de consultar seu médico veterinário! Juntos, vocês podem escolher a melhor opção, de acordo com as necessidades nutricionais do pet e possíveis restrições. O veterinário também é responsável por indicar a frequência e a quantidade ideal do alimento durante o dia.

 

Tipos de ração para cães e gatos

 

Ração standard

A ração standard é a mais barata e acessível para tutores. Ela possui níveis mínimos de proteínas, um dos ingredientes indispensáveis para cães e gatos. Nesse caso, a composição é simples, com uma boa parcela de ingredientes vegetais.

Como possui baixa taxa de absorção, será preciso adicionar outros alimentos a dieta do animal, para completar a quantidade ideal de nutrientes necessários diariamente.

 

Ração premium

As rações premium são mais completas em comparação as standard. Elas são preparadas de maneira cuidadosa, com ingredientes nobres, facilmente absorvidos pelo organismo. Além disso, possuem vitaminas, minerais, proteínas e maior porcentagem de produtos de origem animal em sua composição, um grande benefícios para cães e gatos, considerados carnívoros.

O bom é que, diferentemente das rações standard, pacotes premium duram mais tempo, já que é possível oferecer ração em menor quantidade. Contudo, algumas marcas podem incluir ou não corantes e aromatizantes na composição. Fique atento!

A ração premium é uma excelente opção em custo-benefício.

 

Ração super premium

A ração super premium é a melhor escolha para o seu bichinho de estimação. Ela é rica em ingredientes nobres de altíssima qualidade, como cordeiro, salmão, cortes especiais de boi e frango. Mas, não é só isso. Elas são enriquecidas com nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais que aumentam a imunidade, previnem doenças e o excesso de peso.

Embora sejam caras, a taxa de absorção de nutrientes delas é muito mais alta em comparação às anteriores. Isso significa que seu pet vai se sentir saciado comendo bem menos! Assim, a ração dura mais tempo, enquanto mantém seu melhor amigo nutrido e feliz.