Passa o dia inteiro fora? Confira dicas para entreter seus pets e evitar bagunça em casa
Antigamente, nossos pets passavam a maior parte do dia ativos, caçando alimentos e se exercitando. Conforme o passar do tempo, os hábitos desses animais foram mudando e, hoje em dia, eles têm tudo o que quiserem com muito mais praticidade. Comida, água, brinquedos e muito amor são garantidos por seus tutores.
Contudo, aquela energia e vontade de praticar diversas atividades permanecem até os dias atuais, o que se torna um desafio para tutores. Afinal, como distrair e manter nossos animais ocupados durante todo o dia?
É muito importante que tutores promovam um cotidiano repleto de atividades para seus animais de estimação, principalmente quando falamos em cães. Eles precisam se exercitar, brincar e passear para evitar o sedentarismo e problemas de saúde derivados.
No entanto, a maior parte das pessoas passa o dia inteiro fora, no trabalho ou escola. Ou, se estão em casa, precisam seguir o horário estipulado pelo home office. Após um dia cheio, muitos não tem energia o suficiente para brincar com seus pets. E, não é só isso. A falta de exercícios físicos faz com que alguns cães extravasem sua energia destruindo móveis e objetos de casa.
Mas, você não precisa se sentir culpado, nem brigar com seu pet por isso. Existem diversas maneiras de demonstrar carinho e amor pelo seu melhor amigo! Veja:
Pet sitter
O profissional pet sitter é como uma babá. Eles cuidam do seu cachorro ou gato na sua casa enquanto você está fora. Durante o período, eles alimentam, passeiam, brincam, escovam e realizam todas as atividades essenciais do dia. Tudo isso com muito carinho e atenção!
Dog walker
Para manter a prática de exercícios em dia e assegurar que seu bichinho sinta-se feliz e estimulado, o dog walker também pode te ajudar. Nesse caso, esse tipo de profissional passeia com seu pet, de modo a estimular sua saúde física e mental. Eles ajudam a treinar e socializar o cão, enquanto ambos se divertem fora de casa.
Day care
O day care é uma opção cada vez mais popular para tutores de cães. Nesse caso, os animais ficam num tipo de creche. Lá, eles conhecem outros cachorros e seguem uma rotina regrada de alimentação, brincadeiras e hora do sono. É uma ótima experiência para o seu bichinho ficar mais feliz e gastar toda aquela energia acumulada.
Enriquecimento ambiental
Para os gatos, sair de casa pode ser uma aventura desagradável. Eles se sentem estressados e ansiosos, por isso, o mais viável é investir no enriquecimento ambiental do seu lar. Para estimular o senso de exploração, utilize prateleiras e nichos em lugares altos, tocas e túneis, arranhadores e brinquedos – além da caixa de areia, bebedouro e comedouro.
Passeio durante a manhã
Antes de sair de casa, você pode passear com seu cachorro nas primeiras horas do dia. Caminhadas e corridas são duas ótimas opções para descarregar parte da energia e evitar que a casa seja destruída, enquanto você estiver fora.
Brinquedos divertidos e inteligentes
Investir em brinquedos automatizados ou com desafios é uma excelente maneira de entreter seus melhores amigos. Eles ajudam cães e gatos a se exercitarem, além de estimular o raciocínio lógico. O melhor é que há diversas opções como bolinhas com petiscos, comedouros lentos, quebra-cabeças pet e muito mais.
Adote um novo bichinho
Oferecer uma nova companhia para o seu bichinho de estimação é uma excelente maneira de lidar com a ansiedade por separação e a solidão. Então, quando você estiver fora, ele terá um amigo com quem contar para se distrair e aproveitar o dia. Mas, para assegurar que ambos sintam-se confortáveis, é essencial enriquecer a casa com brinquedos e acessórios específicos para cães.