Insolação: saiba como evitar e tratar queimaduras de sol
Nada melhor do que aproveitar o verão! Seja na praia, numa trilha ou numa aventura em cidades próximas, seu maior companheiro será o sol. Todo mundo gosta de ficar bronzeado.
No entanto, o excesso e as altas temperaturas durante a estação podem causar sérios riscos à saúde. Um desses problemas é a insolação. O problema é causado quando uma pessoa se expõe por muito tempo a um local quente e com muita luz solar.
Como a insolação ocorre nos meses com maior temperatura do ano, é preciso saber como evitar e cuidar das queimaduras na pele que pode causar.
Isso porque, em quadros mais graves, a insolação causa consequências graves, como complicações em órgãos do corpo, casos de infecção, desidratação, mal estar e até mesmo queimaduras de 2º ou 3º grau.
Esses perigos acontecem por uma falha de transpiração. O corpo não consegue manter a temperatura regulada, mesmo quando a pessoa não está mais exposta ao sol. Isso sem contar a perda rápida de líquidos e sais minerais.
Para evitar esses riscos e conseguir aproveitar o verão de forma segura, é preciso seguir alguns cuidados durante essa estação. Por isso, aqui vão algumas dicas de como se proteger do sol.
Evite horários com alto pico de sol
Está a fim de sair de casa? Passeie ou resolva pendências quando o sol estiver mais baixo. As primeiras horas do dia ou final da tarde são melhores para isso.
Caso precise sair em momentos com maior incidência solar, prefira utilizar acessórios como bonés, chapéus e guarda-chuva para se proteger, além de utilizar roupas leves e frescas.
Mantenha-se hidratado
Levar consigo uma garrafa de água ao sair de casa em dias de muito calor evita que você fique desidratado.
Com altas temperaturas, o corpo perde rapidamente sais minerais essenciais para o seu funcionamento. Por isso é tão importante se manter hidratado nesses momentos.
Além disso, evite bebidas alcoólicas que podem piorar o quadro de desidratação e opte por chás, sucos naturais e água de coco.
Embora também sejam bons, dê preferência à água, que ajuda a manter a temperatura corporal controlada.
Use protetor solar
O protetor solar é item obrigatório para todas as estações do ano, sobretudo nos períodos quentes como primavera e verão.
Além de proteger contra os raios ultravioletas, o protetor evita ou reduz as queimaduras de pele que o sol pode causar, bem como marcas e manchas na pele. Ele será seu maior aliado no dia a dia!
Procure locais frescos
Caso esteja na rua, com muito calor, o ideal é procurar um lugar fresco para se abrigar. Dê preferência aos ambientes com boa ventilação e sombra para o corpo se refrescar.
Como tratar insolação e queimaduras de sol
Além de se hidratar frequentemente, é preciso seguir outros cuidados para tratar insolação e queimaduras de sol que podem prejudicar sua pele e organismo.
Use gel calmante
Alguns produtos como o gel calmante são recomendados para aliviar a dor e queimação causada pelo sol em excesso. O melhor é que ele deixa uma sensação de frescor na pele!
Basta aplicar o produto nos locais afetados e esperar sua absorção completa.
Aplicar compressas frias também auxiliam no alívio da dor das queimaduras.
Repouse
Queimaduras de sol e insolação são problemas que desgastam o corpo. Por esses motivos é essencial que a pessoa repouse para o organismo se recuperar completamente.
O ideal é que isso seja feito em um ambiente fresco e protegido dos raios de sol, para se recompor por completo.
No entanto, caso você, algum familiar ou amigo apresente queimaduras graves, ou sintomas da insolação, o ideal é procurar ajuda médica. Dessa maneira, todos aproveitam o verão de maneira segura e sem preocupações – do jeitinho que a gente mais gosta.