4 motivos para fazer trilhas e dicas de locais em Campinas

4 motivos para fazer trilhas e dicas de locais em Campinas

Devido à correria e compromissos do dia a dia, às vezes pode ser difícil encontrar um momento para relaxar. Mas, você sabia que você pode praticar uma atividade divertida, ao ar livre, em contato com a natureza, para recarregar as energias? O melhor: você nem precisa sair de Campinas para isso.

Hoje o tema é trilha! Esse tipo de atividade é ideal para sair um pouco da cidade grande e se reconectar com o melhor que a natureza pode nos oferecer.

O legal é que, por serem bem sinalizadas, todo mundo pode fazer trilha, inclusive os principiantes. Isso sem contar os benefícios à saúde física e mental.

Ficou interessado? Separe seu melhor tênis esportivo, repelente e garrafa d’água e prepare-se para sua primeira trilha!

 

Por que fazer trilhas é tão vantajoso?

Melhora a saúde física e mental

As trilhas geralmente são feitas em trajetos inclinados ou planos, durante um longo período. Essa “simples” caminhada até o ponto final é uma excelente forma de sair do sedentarismo e melhorar o bem-estar pessoal.

Além de evitar problemas de saúde como sobrepeso, a prática melhora o sistema imunológico, diminui a pressão arterial, reduz de estresse e a ansiedade.

 

É desafiador

Para quem quer testar os próprios limites e gosta de desafios, algumas trilhas têm obstáculos durante o percurso. Escaladas em área íngremes ou desvios em rios, por exemplo são ótimas pedidas para quem gosta de mais emoção.

Sabia que existem diferentes modalidades? O trekking e o trail run são os mais indicados para quem gosta de aventuras e longas travessias.

 

Aumenta o contato com a natureza

Áreas urbanas estão comumente relacionadas à correria do dia a dia. E, cá entre nós, na sua rotina você já está habituado a ver prédios, carros e asfalto todos os dias.

Que tal trocar essa vista por paisagens naturais de tirar o fôlego? Durante a trilha, as chances de você relaxar são maiores do que numa caminhada na cidade.

 

Ideal para fazer novos amigos

Normalmente, recomenda-se que as trilhas sejam feitas em grupos, para evitar imprevistos e acidentes. 

Durante o percurso, a cooperação é essencial, para garantir que todos fiquem seguros e superem adversidades juntos. Essa é a melhor forma de conhecer novas pessoas e fazer amizades duradouras!

 

Então, onde fazer trilha em Campinas?

Se você quer aproveitar todos os benefícios dessa modalidade, saiba que não precisa nem sair de Campinas para encontrar bons locais de trilha.

Aqui em Sousas, por exemplo, há diversas opções próximas ideias para quem está começando. Você pode até levar a criançada para se aventurar na natureza.

No distrito de Joaquim Egídio, logo após o Sousas, há diversas opções de trilhas, com circuitos que podem ser feitos a pé ou de bicicleta.

Outra opção é o Pico da Jurema, em Itatiba. Ele é considerado um dos pontos mais altos de São Paulo! O acesso é fácil e, durante o percurso, você pode aproveitar para tomar um banho de lagoa.

 

Dicas extras para uma aventura segura

Para garantir que sua trilha seja segura e tranquila, trouxemos mais dicas para você!

 

1. Use equipamentos adequados

Mochilas grandes, tênis fechados para exercício, roupas leves e confortáveis são ótimos para te auxiliar em todo o percurso e evitar acidentes.

 

2. Se mantenha hidratado

A hidratação é fundamental para evitar problemas, como desidratação, mal-estar ou aumento da temperatura corporal, por exemplo. Por isso, sempre leve uma garrafa de água para aproveitar melhor o momento.

 

3. Opte por bons horários

Caso seja possível, sempre opte por fazer trilhas em momentos com baixa incidência solar, como o começo da manhã ou fim da tarde. Nesses momentos, o tempo costuma estar mais fresco e o sol mais baixo, o que evita insolação e desidratação.

 

Mas, se a trilha for realizada durante os períodos mais quentes, não se esqueça de levar o protetor solar, usar um chapéu para se proteger dos raios solares e beber muita água.

Ao seguir essas dicas, você vai aproveitar melhor a atividade e guardar apenas boas lembranças. E aí, qual será sua próxima trilha?