Podas e lixo verde: conheça a iniciativa do San Conrado!
Com a chegada do outono no fim de março, é comum que as folhas das árvores comecem a cair. Nessa época, é muito importante ficar atento às podas e à limpeza da vegetação local.
Isso porque as folhas também pode ser reaproveitadas, sabia? É o que chamamos de lixo verde.
O lixo verde é conhecido pelos resíduos que surgem do processo de remoção ou poda da vegetação, como folhas, galhos e casas de árvores.
Mesmo sendo um material orgânico, esse tipo de resíduo pode trazer problemas caso seja descartado incorretamente. Por isso, o San Conrado conta com o programa Lixo Verde!
Conheça a iniciativa
No Viveiro, na Rua da Lagoa, condôminos encontram Ecopontos destinados ao descarte desse materiais orgânicos, provenientes da vegetação.
Às segundas a caçamba fica disponível das 09h às 16h30. Terças, quartas e quintas, das 07h30 às 16h30. Às sextas, está disponível das 09h às 16h30.
Grama, galhos, folhas, troncos de árvore e restos de jardinagem podem ser descartados nas caçambas, desde que os resíduos estejam em pequenos pedaços, para serem triturados adequadamente.
Esse ponto de descarte é destinado exclusivamente aos moradores associados do San Conrado. É muito importante que todos participem do projeto, pois, além da vegetação ter um destino correto, ela poderá ser reaproveitamento, como compostagem e adubo.
Vale ressaltar que a associação não realiza o recolhimento da poda dos moradores. É responsabilidade dos residentes fazer a destinação correta do lixo verde.
Quem não for associado deve destinar os materiais orgânicos em área apropriada, fora do condomínio.
Problemas do acúmulo do lixo verde
Diferentemente do lixo doméstico, o lixo verde possui um tempo de decomposição curto. Porém, seu acúmulo e descarte incorreto em áreas urbanas pode causar problemas, sabia?
Um deles é o entupimento de bueiros e canais de escoamento de água, o que faz com que ruas e avenidas fiquem completamente alagadas em períodos de chuva.
O acúmulo de lixo verde em locais abertos também pode atrair insetos e animais, como ratos, baratas e saruês, que se abrigam e podem se reproduzir, aumentando sua presença próximo às residências.
Como consequência, esse tipo de lixo favorece a proliferação de vetores de doenças, que podem causar leptospirose, dengue e outros problemas. Por esse motivo, é importante que o descarte seja feito consciente e corretamente!
Além disso, esse tipo de lixo não deve ser misturado com outros resíduos domésticos, como lixo orgânico e outros recicláveis. Isso dificulta o processo de separação e reaproveitamento do material.
Sem contar que a mistura do lixo verde com o orgânico pode causar mau cheiro, devido à formação de chorume, no local de descarte. Por esses motivos, vale a pena ter lixeiras para diferentes fins.
Importância do programa Lixo Verde
Além de colaborar e incentivar a prática do descarte responsável de resíduos por um mundo mais sustentável, o programa Lixo Verde também traz outros benefícios para os moradores do San Conrado.
O recolhimento e descarte correto da poda da vegetação deixa os espaços mais limpos. Ninguém merece morar em um lugar mal cuidado. É por isso que os ambientes públicos do nosso condomínio são tão tranquilos: oferecemos a melhor qualidade de vida aos condôminos.
Com isso, os moradores se sentem mais seguros e evitam a proliferação de doenças e surgimento de animais, e insetos nos arredores.
O reaproveitamento do lixo verde também fica muito mais fácil com o programa. Assim, parte do material recolhido pode se transformar em matéria-prima para compostagem, e restos de árvores viram em pedaços de lenha para os mais variados fins.
Dessa maneira, o San Conrado promove e valoriza a fauna e flora local. Com programas como o Lixo Verde e a conscientização contínua dos cidadãos, todos têm acesso a um local limpo e agradável de se viver.
Faça parte, você também, da iniciativa Lixo Verde!