A importância do autocuidado para as mães

A importância do autocuidado para as mães

Ser mãe é viver momentos lindos de puro amor. Embora muito se fale sobre todo o carinho e afeto envolvido, precisamos nos lembrar dos desafios. Um deles é a sobrecarga da rotina puxada de cuidados com a casa e obrigações do trabalho. 

 

Por isso, após se tornarem mães, muitas mulheres renunciam a suas próprias necessidades em detrimento de outros. Com isso, problemas resultantes da sobrecarga de funções podem aparecer. 

 

Nesse sentido, é essencial que mamães não deixem o autocuidado de lado. Vamos às dicas? 

Por que o autocuidado materno é tão importante?

Por muito tempo, as tarefas domésticas foram associadas às mulheres. Apesar da mudança de paradigmas, até hoje elas são consideradas as principais responsáveis pelos cuidados com a casa. 

 

É o que demonstra os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) de 2020. De acordo com os dados, 92,1% das mulheres são incumbidas das tarefas domésticas.

 

Ainda segundo a Pnad 2022, no 3º trimestre de 2022, mais de 47 milhões de mulheres fizeram parte da força de trabalho nacional.

 

Isso significa que muitas mães incluídas nesses números precisam realizar duplas jornadas de trabalho para dar conta da vida profissional, da casa e dos filhos. O problema é que conforme o passar do tempo, o acúmulo de funções pode causar problemas, como:

Problemas psicológicos

Ansiedade e estresse são duas das principais consequências às mães que realizam diferentes tarefas no dia a dia. Sem um tempo para cuidar de si mesmas, elas podem apresentar episódios de alteração de humor, como raiva e tristeza.

 

O problema é que, a ansiedade do dia a dia pode causar outros problemas, como dificuldade para dormir e desconfortos físicos. Como não há tempo para praticar o autocuidado, essa rotina se torna um ciclo.

Mudanças hormonais

Com a rotina corrida, muitas mães acabam desenvolvendo maus hábitos que contribuem para a alteração hormonal.

  • Alimentação ruim: o consumo de refeições rápidas e práticas, com altos níveis de sódio e açúcar são nocivas, uma vez que contribuem a mudanças dos hormônios femininos;
  • Sono desregulado: pode causar altos níveis de estresse, pois não permite que o corpo relaxe. Nesses casos, a mulher pode engordar e até mesmo sofrer com quedas de cabelo.

 

Isso tudo afeta não só a saúde, mas a autoestima feminina.

Exaustão em excesso

Sem um tempo para descansar e cuidar da saúde física e mental, muitas mães ficam esgotadas facilmente. Elas atingem um ponto de exaustão tão alto que mal conseguem ter forças ou motivação o suficiente para realizar obrigações diárias.

 

E, não há nada mais decepcionante do que não dar conta dos afazeres do cotidiano. Mesmo que mamães demonstrem todo o amor pela família e dedicação ao trabalho, é essencial terem um tempo de autocuidado na rotina. Sem isso, é impossível dar o melhor de si – e mais: ter confiança e amor próprio.

Pequenos atitudes de autocuidado para incorporar à rotina

A melhor forma de evitar problemas relacionados ao acúmulo de funções por mães é praticar o autocuidado. Essa é uma maneira de lidar com tudo o que a maternidade exige.

 

Não pense que é preciso fazer muito! Na verdade, pequenos comportamentos podem melhorar sua qualidade de vida.

Refeições saudáveis

Mesmo que o consumo de alimentos processados seja tentador, evite. Essas comidas possuem grandes quantidades de açúcar e sal, ingredientes responsáveis por causar diferentes problemas a sua saúde – física e mental.

 

Por isso, opte por alimentos saudáveis. Eles vão te ajudar a manter a disposição e bem-estar no dia a dia.

Separe um tempo somente para você

Dedicar momentos na semana para cuidar si mesma é muito importante. Veja se o marido, avós ou outra pessoa de confiança pode cuidar dos seus filhos por algumas horas e busque um hobby!

 

Se preferir, visitar amigos é uma excelente maneira de manter a sociabilidade em dia e evitar a sensação de solidão.

 

Caso prefira aproveitar o tempo sozinha, não tem problema! O mais importante é garantir um momento de relaxamento.

 

Uma dica é criar um espaço especial em casa. Decore com objetos como flores e quadros para que seu cantinho do descanso fique acolhedor e familiar.

Pratique exercícios físicos

Outra maneira de exercer o autocuidado é movimentando o corpo. Isso mesmo! A prática de exercícios físicos oferece não só benefícios estéticos, como também de saúde física e mental.

 

Você pode fazer o que preferir. Não precisa começar musculação se você não gosta. Que tal começar por caminhadas e trilhas? Aqui no San Conrado você pode fazer ambos!

 

E, se quiser mais movimento na rotina, chame amigos para praticar esportes nas quadras disponíveis no condomínio.

 

Tudo isso pode te ajudar a ter uma vida mais leve! Até porque, não tem como oferecer o melhor de si aos outros, se nem você mesma recebe o melhor, não é? Por isso, cuide-se ativamente.