5 benefícios dos animais para crianças
É comum que muitos pais fiquem na dúvida sobre ter animais de estimação em casa, quando já tem crianças ou estão esperando o nascimento do novo integrante da família. No entanto, você não precisa se preocupar: seja qual for a idade do pequeno, animais ajudam a desenvolver o físico, emocional e social, além de ensinar noções sobre responsabilidade e companheirismo.
Por isso, não é preciso receio. Seja um gatinho, cachorro ou até mesmo outros tipos de pets, como coelhos, roedores, peixes ou tartarugas: todos são bem-vindos nas primeiras fases da vida do seu filho.
Especialistas indicam que esse tipo de relacionamento traz uma série de benefícios à saúde deles e de toda a família. De acordo com a psicóloga Mara Lúcia Madureira, em entrevista para o G1, essa relação ajuda as crianças a expressarem afetividade com facilidade, além de estimular o aprendizado sobre as regras de convívio, respeito e a importância do cuidado com o próximo.
Em se tratando dos bebês, os animais de estimação auxiliam o desenvolvimento psico-motor e a orientação espacial. Isso porque, ao tocar no pet, bebês realçam suas percepções táteis, além das visuais, auditivas e olfativas. Eles se divertem ao mesmo tempo em que aprendem e desenvolvem os cinco sentidos de maneira apurada.
Conforme crescem, eles melhoram as noções sobre responsabilidade num geral, ao respeitar horários de alimentação, passeios e necessidades fisiológicas.
Verdadeiros amigos, junto a crianças e adultos, pets criam memórias inesquecíveis e tornam o dia a dia muito mais saudável e feliz. Eles são companhias para toda a vida!
5 benefícios dos animais de estimação para crianças
1. Criação do senso de responsabilidade
Quando tem um bichinho para cuidar, as crianças se sentem motivadas a realizar tarefas ao mesmo tempo em que descobrem sua posição no mundo. Ela passa a respeitar horários, ao entender quando é o momento de passear, brincar e dormir, por exemplo. Isso ajuda o pequeno a ter mais confiança para assumir novas responsabilidades.
2. Melhora no sistema imunológico
Sabia que o convívio entre crianças e pets também ajuda a melhorar a saúde dos pequenos? Isso mesmo! Especialistas sugerem que os animais de estimação aumentam os níveis de imunoglobulina A (anticorpo presente nas mucosas) no corpo, o que fortalece o sistema imunológico.
Ou seja: os animais “treinam” as defesas do corpo dos seres humanos para lidar com agentes externos, como pelos, poeira, pólen e outros patógenos.
Assim, esses pets diminuem o risco de asma, dermatite atópica, resfriados, problemas estomacais e até dores de cabeça.
3. Controla o estresse
Crianças pequenas também podem ficar estressadas vez ou outra. Para combater o problema e acalmar os ânimos, os animais são sempre bem-vindos – não só para crianças, mas para os adultos!
Tanto é que o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) já demonstrou que ter pets em casa pode diminuir o risco de ansiedade infantil.
4. Auxilia o desenvolvimento emocional
Cuidar do outro também é uma excelente forma de autocuidado, sabia? O cuidado contínuo com pets ajuda a trabalhar a empatia, o carinho a si mesmo e ao próximo, uma maneira de ter clareza sobre sentimentos e necessidades. Nesse sentido, os pets auxiliam o autocontrole, a capacidade afetiva e a socialização.
5. Estímulo à prática de exercícios físicos
Outro grande benefício dos animais para crianças é o combate ao sedentarismo. Um estudo feito pelo Ministério da Saúde mostrou que uma em cada 10 crianças brasileiras até cinco anos está com peso acima do ideal. Logo, ter um animalzinho em casa é um ótimo estímulo a prática de atividades, através de passeios e brincadeiras.
Viu só? Ao mesmo tempo em que brincam e se divertem juntos, os pets ajudam na formação dos pequenos, em todos os sentidos!