Verão pet: dicas para cuidar do seu animal de estimação nos dias mais quentes

Verão pet: dicas para cuidar do seu animal de estimação nos dias mais quentes

Cuidar de animais de estimação no verão exige mais atenção por parte dos tutores. Diferentemente de nós, animais não têm glândulas sudoríparas, por isso precisam da nossa ajuda para diminuir a temperatura corporal nos dias mais quentes.

Na verdade, cães transpiram através da língua, focinhos e almofadas das patas, os coxins. Já os gatos regulam o calor por meio dos coxins e lambedura dos pelos.

Mas, caso não seja resolvido, seu pet pode sofrer hipertermia, quando o corpo fica com uma temperatura mais elevada que o normal. Alguns sinais do problema são respiração ofegante, hipersalivação, pele quente, batimentos cardíacos acelerados, cansaço, fraqueza e indisposição.

Se notar qualquer um desses sintomas, é sinal que a saúde do seu bichinho não vai bem. Em casos graves a hipertermia pode levar seu pet a óbito, portanto, todo cuidado é necessário.

 

Principais cuidados com pets no verão

Para manter o bem-estar do seu melhor amigo, separamos dicas importantes sobre os principais cuidados com cães e gatos no verão.

 

1. Hidratação

A hidratação é o principal cuidado com pets no verão. Assim como nós, eles precisam de água para repor o que foi perdido através da transpiração. Por isso, a dica aqui é manter bebedouros espalhados pela casa, com água limpa e fresca à disposição do animal.

Nos dias mais quentes, uma dica valiosa é adicionar cubos de gelo na água dos pets. Eles vão amar!

 

2. Alimentação geladinha

Outra dica é oferecer alimentos gelados para o seu animal de estimação. O que acha de um picolé de sachê, por exemplo?

Basta misturar o sachê com água até cobrir todos os pedaços da carne. Então, deixe congelar por cerca de duas horas e, após o período, é só oferecer o picolé para o gato ou cachorro.

 

3. Passeios em horários com pouco sol

Se você tem o hábito de passear com seu melhor amigo, prefira caminhar ou correr em horários amenos, com pouco sol: antes das 10 horas da manhã ou depois das 16 horas da tarde, quando o sol está menos intenso.

É muito importante ter atenção redobrada com passeios fora de casa, pois, como visto, animais domésticos realizam a transpiração pelas almofadinhas. Sair em horários quentes causa queimaduras e ferimentos dolorosos, devido às altas temperaturas no asfalto.

Imagine você pisando, sem chinelo, no chão da cidade nos horários com sol forte. A sensação não é nada agradável, não é mesmo? Por isso, cuidado com o seu pet!

Além disso, não se esqueça de levar uma garrafa d’água, tanto para seu bichinho, quanto para você. Assim, ambos mantêm a hidratação adequada.

 

4. Cuidados pós-passeio

Depois do passeio com o seu bichinho, é muito importante hidratar os coxins do pet. Há cremes específicos para isso, responsáveis pela hidratação e manutenção da pele.

 

5. Monitore a quantidade de sol

Gatos amam tomar sol! Mas, como o verão é a época em que os raios solares estão mais intensos, é preciso que os tutores monitorem o período de sol do pet, para evitar problemas, como câncer de pele.

Assim como no caso dos passeios, é preferível que eles tomem banhos de sol antes das 10 horas e após às 16 horas.

 

6. Banhos refrescantes

Cães adoram banhos, principalmente no verão, quando a diversão em família está garantida! Durante os dias mais quentes, essa é uma ótima alternativa para afastar aquela sensação incômoda.

Você pode encher uma piscina no quintal ou ligar a mangueira para se divertir com o pet e com a criançada. Se pretende dar banho no cachorro depois de caminhar, o ideal é esperar alguns minutos, para não causar choques térmicos.

 

7. Toalha úmida para os gatos

Como gatos não gostam de tomar banho, uma alternativa é usar toalhas úmidas nas regiões mais quentes do corpo dos felinos (barriga, ponta das patas e axilas). Mas, se ele não gostar, outra opção é escovar os pelos do animal.

Nesse caso, você pode escová-lo mais vezes na semana, para auxiliar a queda do pelo antigo e facilitar a troca de calor.

 

8. Tosa sempre em dia

Animais com pelos longos sofrem muito nos dias quentes. Diante disso, o ideal é manter a pelagem do pet baixa. Quanto menor, mais fácil a troca de calor.

Com todas essas dicas, seu pet vai ter um verão agradável e refrescante.