Doenças respiratórias no outono: saiba como evitar e se proteger

Doenças respiratórias no outono: saiba como evitar e se proteger

Com as quedas de temperatura durante o outono, é comum que os casos de doenças respiratórias aumentem. 

Nessa época, as pessoas passam mais tempo em locais fechados e com pouca ventilação. Como consequência, a propagação de vírus e bactérias no ar é maior e mais efetiva.

Além disso, com a mudança de tempo brusca, a imunidade também é afetada, dando margem ao surgimento de doenças respiratórias.

Por isso, é essencial saber como se proteger no outono para evitar problemas que podem afetar a sua saúde. Continue com a gente para saber como manter a saúde em dia!

Principais doenças respiratórias

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2022, o número de crianças internadas por síndrome respiratória aguda grave aumentou em 30%. Com a volta à normalidade e flexibilização do uso de máscaras, casos do tipo se tornaram comuns outra vez.

Além das crianças, pessoas idosas também estão mais propensas a apresentar doenças no outono, devido à baixa capacidade imunológica. As temperaturas mais baixas e o ar seco nesse período também podem agravar problemas já existentes.

Por essa razão, doenças como gripe, crises de asma, pneumonia e sinusite são mais incidentes no período.

Sintomas como coriza, febre e dores no corpo também podem surgir, afetando o bem-estar e a saúde do enfermo.

Como evitar resfriados e gripes no outono?

Mesmo com as mudanças de temperatura do outono, é possível adotar alguns hábitos para evitar doenças respiratórias. Veja:

1. Evite locais com pouca ventilação

Permanecer em locais fechados, sem boa circulação de ar e com muitas pessoas favorece a proliferação de vírus e bactérias. Por isso, fica mais fácil contrair doenças.

À vista disso, prefira espaços abertos e ventilados. Também não esqueça de manter portas e janelas da sua casa abertas para garantir uma boa passagem de ar.

Essa simples atitude evita o surgimento de mofo dentro de casa – responsável por piorar quadros de problemas respiratórios.

2. Utilize máscaras 

Como os vírus e bactérias costumam se espalhar por meio de gotículas de saliva, é preciso proteger as vias respiratórias.

O uso de máscara funciona como uma barreira física, uma vez que impede a entrada de micro-organismos no corpo. Apesar de não serem obrigatórias, proteja-se!

3. Desinfete objetos do dia a dia

Sempre que possível, higienize objetos que costuma utilizar no seu cotidiano, como celulares e chaves. Como eles são manuseados frequentemente, podem carregar micro-organismos prejudiciais à saúde.

4. Lave as mãos

Apesar de ser um hábito simples, lavar bem as mãos é essencial para evitar doenças respiratórias de outono.

Como os vírus e bactérias estão presentes em todos os lugares, eles são facilmente transmitidos pelas mãos.

Portanto, sempre higienize essa região. Mas, caso não seja possível, use álcool em gel e evite o contato das mãos com áreas do rosto, como olhos e boca.

Como se recuperar de gripe e resfriados?

Mesmo tomando todos os cuidados no outono, problemas como gripe e resfriados podem aparecer. Notou que você ou alguém da sua família parece mal? Confira as recomendações para recuperar a qualidade de vida o mais rápido possível:

1. Beba muita água

A ingestão de muita água mantém o corpo hidratado e aumenta a eficiência das funções biológicas. Ou seja: o líquido ajuda a amenizar os sintomas, ao mesmo tempo em que auxilia o processo de recuperação.

2. Mantenha uma alimentação equilibrada 

Uma alimentação nutritiva é bem-vinda em qualquer ocasião. Mas, para quem está com gripe ou resfriado, ela é essencial.

Isso porque uma dieta rica e variada garante vitaminas e minerais que ajudam a recuperação do corpo, bem como a restauração da energia. Por isso, prefira consumir alimentos como frutas cítricas e vegetais em sua dieta.

3. Repouse o máximo possível

Ter um bom período de descanso ajuda o corpo a se recuperar do cansaço que gripe e resfriado podem causar. 

Durante o período, evite praticar atividades físicas que exigem grande força física para ter uma recuperação mais rápida e efetiva.

Por fim, não esqueça de manter a carteira de vacinação em dia. Durante o outono e inverno é comum a realização de campanhas de imunização, principalmente para crianças e idosos. Procure o posto de saúde mais próximo e proteja toda a sua família.