Barulho no condomínio: conheça a Lei do Silêncio e dicas para evitar transtornos

Barulho no condomínio: conheça a Lei do Silêncio e dicas para evitar transtornos

Para que a convivência em condomínio seja agradável, é necessário que todos respeitem o espaço alheio. Ao mesmo tempo em que as pessoas podem comemorar datas e eventos especiais, também é preciso garantir a paz dos demais. 

 

Por isso, a Lei do Silêncio possibilita que todos os moradores aproveitem momentos especiais da forma como preferirem, sem incomodar os vizinhos.

 

Como junho e julho são meses alegres devido às festas juninas, é preciso saber como evitar problemas com barulho. Assim, você pode curtir esses momentos com os amigos e ainda manter uma boa relação com outros residentes.

 

A seguir te explicamos mais sobre a Lei do Silêncio para você fazer a festa dentro do que a legislação diz e evitar problemas com seus vizinhos.

Como funciona a Lei do Silêncio?

Quem não gosta de aproveitar um momento com amigos ou familiares para confraternizar e comemorar algo? Dependendo do caso, é comum que essas comemorações ultrapassem os limites e transformem-se num transtorno aos vizinhos.

 

Para evitar esses problemas, alguns condomínios estabelecem regras sobre o controle de som em horários determinados.

 

Além disso, os residentes também podem se amparar na Lei do Silêncio para garantir o sossego de todos.

Limites da Lei do Silêncio

Mesmo sendo mais conhecida pelo seu nome popular, a Lei do Silêncio se refere a Lei Distrital nº 4.092

 

Criada em 2008, ela assegura que diferentes barulhos sejam controlados e que não incomodem os moradores. São eles:

 

  • Barulhos provenientes de gritaria ou algazarra;
  • Instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
  • Barulho produzido por animais domésticos;
  • Atividades ruidosas temporárias como resultantes de construção ou comércio local.

 

Além disso, a Lei do Silêncio também estabelece diferentes limites de emissão de ruídos durante o dia.

 

Entre as 7h às 22h, é possível fazer barulho, desde que de baixo nível. Ou seja, nesses horário são permitidos festas, comemorações e ruídos musicais em volume controlado.

 

Passado o período, todos devem respeitar o limite de silêncio. Barulhos não podem passar de 70 decibéis.

 

Aqueles que não cumprirem os horários estabelecidos em lei podem receber advertências e multas. Dependendo da gravidade da situação, a pessoa pode pagar valores entre R$ 20 a R$ 200 mil. 

 

Os espaços de conveniência do San Conrado estão sempre disponíveis para você! Mas, é importante saber como controlar barulhos de festas.

 

Assim, você evita prejuízos financeiros e garante a boa relação com os demais moradores.

Evitando transtornos no condomínio

Não tem coisa pior do que ter a sua noite de sono interrompida pelo barulho alheio. Também não é nada legal ser obrigado a parar a sua festa ou comemoração por reclamações e ficar com fama de mau-vizinho.

 

Por isso, é importante saber como evitar problemas com som alto e não se tornar um morador indesejado.

Conheça os regimentos internos do condomínio

Se você está planejando algum evento ou encontro na sua casa, a melhor maneira de evitar confusões é conhecer as regras locais. Veja em quais horários o som alto é permitido ou não.

 

Já para comemorações maiores, com maior tempo de duração, o ideal é utilizar os salões de festas no local. Nesses espaços é comum que o horário permitido de som seja maior. Ainda assim, respeite as regras de uso.

Agende serviços de obra em horário comercial

Outra reclamação bem comum em condomínios são os barulhos proveniente de obras e reformas. Para evitar qualquer transtorno, agende esses serviços em horário comercial.

 

Caso haja incompatibilidade na agenda, converse com os seus vizinhos. Assim, você pode estabelecer um período para o serviço não atrapalhar a rotina dos outros moradores.

Controle o barulho na sua residência

Moradores que possuem pets ou pessoas que dependem deles também precisam controlar latidos e barulhos. No caso de cães, é importante não deixar os animas sozinhos em casa caso eles façam muito barulho.

 

Uma boa solução é contar com serviços de pet sitter, profissionais responsáveis por cuidar de animais domésticos, como cães e gatos. Essa é uma maneira de manter seu bichinho feliz e até evitar bagunça em casa.

 

Mas, caso não seja possível lidar com ruídos ou barulhos, nunca entre em confronto com os moradores.

 

A melhor opção é comunicar o síndico e realizar assembleias em conjunto com os residentes. Dessa forma, todos podem debater de forma justa até chegar a bons acordos.

 

Com essas dicas, você e outros residentes do San Conrado podem desfrutar de um lugar tranquilo e bom de se viver!